Exposição “O coração, se pudesse pensar, pararia”
Nada Mandelbaum e Ernst Föll
As Ruínas Romanas de Milreu irá acolher a exposição “O coração, se pudesse pensar, pararia”, no próximo sábado, dia 29 de junho, pelas 18 horas, na Casa Rural.
Nada Mandelbaum e Ernst Föll, alemães radicados no Algarve, têm um longo percurso na área das artes, desde a dança (Nada Mandelbaum) à arquitetura (Ernst Föll) encontrando-se, atualmente, através da fotografia e obras em papel tingido, explorar “ a sensibilidade humana” com “um efeito de força atuante”.
Grandes admiradores de Fernando Pessoa, deram o título à sua exposição de uma das frases do poeta no seu Livro do Desassossego.
A Exposição estará patente até 29 de Julho de 2019
Contactos:
Direção Regional de Cultura do Algarve
geral@cultalg.gov.pt
Telef. 289 896070
Ruínas Romanas de Milreu
milreu@cultalg.gov.pt
Palestra «A Viagem para a Felicidade”
As Ruínas Romanas de Milreu irão acolher a palestra intitulada «A Viagem para a Felicidade», no próximo dia 28 de junho, pelas 18 horas. A palestra será proferida por Leonor Santa Bárbara. (DEP-NOVA de Lisboa FCSH e CHAM- NOVA/ FCSH/ UAç).
Um dos géneros que floresceram na tradição grega tardia, a partir do período helenístico, foi o romance. Distintamente do romance latino, o primeiro é pensado para jovens casadoiras. Apresentando estruturas similares, os vários romances mostram as aventuras e as desventuras por que o jovem par tem de passar, até ao reencontro final. Dado que o mundo helenístico é vasto e aberto, a viagem é sempre uma parte fulcral destas peripécias. O nosso objetivo é mostrar em que medida esta viagem reforça a relação dos dois jovens, contribuindo para uma maior maturidade e consequente felicidade. Para isso, servir-nos-emos de romances como As Efesíacas, ou Ântia e Habrócomes, de Xenofonte de Éfeso.
A presente palestra encerra a 5ª edição do ciclo Amatores in situ e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.
Iniciativa que integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema “A Viagem”.
Todas as iniciativas DiVaM são de entrada gratuita.
Contactos:
Direção Regional de Cultura do Algarve
geral@cultalg.gov.pt
Telef. 289 896070
Ruínas Romanas de Milreu
milreu@cultalg.gov.pt
Concerto de André Júlio Turquesa
O Auditório da Fortaleza de Sagres irá acolher o concerto de André Júlio Turquesa, no dia 23 de junho, pelas 18 horas. Este concerto é integrado no ciclo de “Concertos ao Entardecer” e tem a produção da Arquente Associação Cultural.
Compositor multi-instrumentista, André Júlio Turquesa tem colaborado com vários artistas em áreas como o cinema, teatro e circo. “Camomila” é o seu mais recente EP, onde explora o potencial da simplicidade e elasticidade da guitarra e da voz. “
Estas propostas integram o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema “A Viagem”.
Todas as iniciativas DiVaM são de entrada gratuita.
Contactos:
Direção Regional de Cultura do Algarve
geral@cultalg.gov.pt
Telef. 289 896070
Fortaleza de Sagres
fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
telf. 282 620140
Amatores in Situ
«A Viagem em Píndaro»
As Ruínas Romanas de Milreu irão acolher a palestra intitulada «A Viagem em Píndaro», na próxima, quarta-feira, dia 19 de junho, pelas 18 horas. A palestra será proferida pelo Professor António Castro Caeiro (NOVA de Lisboa - FCSH).
A viagem marítima é uma metáfora da vida em Píndaro. Mas a viagem não tem apenas este sentido figurado. A viagem marítima é a própria descoberta do caminho marítimo, em simultâneo, enquanto se faz o próprio caminho. É ainda a própria descoberta do viajante como náufrago possível ou como o descobridor que aporta em terra e vive para contar o que desbravava na jornada.
A presente palestra insere-se na 5ª edição do ciclo Amatores in Situ e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.
Contactos:
Direção Regional de Cultura do Algarve
geral@cultalg.gov.pt
Telef. 289 896070
Ruínas Romanas de Milreu
milreu@cultalg.gov.pt
Serviços Educativos nos monumentos: Signo e significados
"Serviços Educativos nos monumentos: Signo e significados"
Os monumentos nacionais da tutela da DRCAlgarve são espaços patrimoniais de dimensões histórico-arquitetónicas, geográficas, ambientais e espaciais diversas e plurais. Cada monumento, um signo e muitos significados que têm vindo a ser trabalhados com diversificados públicos, através de dinâmicas de serviço de educação não formal, de forma a proporcionar o descobrir, o sentir e viver estes espaços, estimulando o diálogo, criando laços a partir da participação ativa, promovendo e divulgando o conhecimento, pedra basilar para a valorização e a defesa do património.
(+)(texto completo da participação da DRCAlg no suplemento do Postal Cultura Sul)
Escavação arqueológica em Cacela Velha – 2019
O projeto de investigação «Muçulmanos e cristãos em Cacela medieval: território e identidades em mudança» regressa ao terreno para mais uma escavação arqueológica, que irá decorrer entre 17 de Junho e 12 de Julho.
Este projeto decorre de um protocolo de colaboração celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
O Campo-Escola de Arqueologia de Cacela vai acolher, ao longo das quatro semanas, investigadores e alunos universitários, envolvendo cerca de 30 participantes, nacionais e estrangeiros.
As áreas abertas em 2018 vão ser alargadas, continuando a desenvolver o estudo do bairro medieval islâmico (séculos XII-XIII) e a necrópole da Ermida de N. S. dos Mártires (séculos XIII-XVI).
Os trabalhos do Campo-Escola incluem escavação, registo e análise das diferentes camadas, recolha de sedimentos, recolha e identificação de materiais, como cerâmicas, restos alimentares, peças de metal, entre outras.
Durante o Campo-Escola está previsto ainda serem realizadas algumas ações, todas elas abertas à comunidade e gratuitas, de formação e divulgação:
- workshop em bio-arqueologia, no dia 18 de Junho, entre as 16h e as 18h.
- “Passos Contados” (CIIP Cacela), uma visita com os arqueólogos no local, vai realizar-se no final da campanha, no dia 13 de Julho às 18h.
Será ainda realizada uma conferência sobre “Práticas funerárias no período medieval. O que nos dizem hoje os vestígios arqueológicos”, a realizar na Casa do Pároco, no dia 27 de Junho, às 18h.
Todos os que queiram conhecer uma escavação arqueológica poderão visitar o espaço da escavação, ver alguns achados arqueológicos e ouvir as novidades durante o Dia Aberto, que decorrerá no dia 9 de Julho, entre as 10h e as 14h.
Contactos DRCAlg:
E-mail: geral@cultalg.gov.pt
Telef. 289 896 070 / 913731309 / 961560782
Nota de Pesar
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta a morte do político e homem da cultura Ruben de Carvalho.
Homem de uma cuidada inteligência, Ruben de Carvalho marcou de forma indelével a história contemporânea nacional, seja enquanto político, na resistência e oposição democrática à ditadura e na dedicação de mais de quatro décadas ao Partido Comunista Português, seja enquanto programador cultural, transformando a sua paixão pela cultura e, em especial pela música, numa forma de estreitar laços e de dar a conhecer e a partilhar a arte.
Enquanto jornalista, destacou-se também pelo seu trabalho n´O Século, na revista Mundial e no Avante!, colaborando ativamente enquanto cronista com outros jornais, com uma visão aguda, lúcida que se destacava sempre pelo profundo humor, transversal ao que escreveu, ao que disse e à forma como sempre esteve na sua vivência política e profissional, tanto no partido, como no Parlamento ou nas cidades de Setúbal e Lisboa onde foi vereador e uma voz de permanente dedicação.
Festejou a liberdade através da Cultura, mostrou-nos que a arte pode ser participante ativa da construção da identidade e que a democracia se defende e renova também na celebração da vivência em comunidade.
À Família e aos Amigos enviam-se as mais sentidas condolências.
Graça Fonseca
"Entre dois mundos"
No próximo domingo, dia 16 de junho, pelas 17 horas, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe irá ser palco do projeto "Entre dois mundos", um duo de guitarra e violino, com performance.
“Entre Dois Mundos” é um espetáculo no qual se estabelece um diálogo entre a música e o teatro e que resulta de um desafio lançado pela cravista Elsa Mathei aos músicos do Conservatório de Artes de Lagoa e à classe de teatro da escola ESPAMOL (Lagoa) que irá permitir o cruzamento entre diferentes gerações com diferentes expectativas e vontades. Nesta relação interdisciplinar, o público é convidado a questionar a sua própria função enquanto espectador. Numa sociedade em que as regras e os códigos ditam o dia a dia, esta é uma viagem pelo "Artisticamente OBRIGATÓRIO" e pelo "Artisticamente PROIBIDO"...
Projeto que integra o ciclo Via.gen(E)s da Associação ARTIS XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa – AEAL.
Iniciativas integradas no DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema “A Viagem”.
Toda as iniciativas DiVaM são de entrada gratuita.
Contactos:
Fortaleza de Sagres
fortaleza.sagres@cultalg.pt
Telef. 282 620140
«Viajar no Mundo e entre as Gentes do Império Romano tardio: alguns relatos de viagens acerca do Mundo Mediterrânico antes da Idade Média»
As Ruínas Romanas de Milreu irão acolher a palestra intitulada «Viajar no Mundo e entre as Gentes do Império Romano tardio: alguns relatos de viagens acerca do Mundo Mediterrânico antes da Idade Média», no próximo dia 14 de junho, pelas 18 horas. A palestra será proferida por Paula Barata Dias (Professora da Universidade de Coimbra e Presidente da APEC – Associação Portuguesa de Estudos Clássicos).
No império romano tardio (sécs. IV-V), as viagens, por razões comerciais, religiosas ou pessoais, tornaram-se particularmente significativas, posto que, a breves passos se verificaria a incomunicabilidade entre as margens sul, norte, este e oeste do Mediterrâneo, fechando-se o ciclo do Mare Nostrum, que dura até aos dias de hoje. Nesta participação visitaremos alguns relatos – como a Descrição do Mundo e das Gentes (anónimo); A Peregrinação à Terra Santa (Egéria); e Narrativa do Regresso (Rutílio Namaciano), para demonstrar como o interesse e a curiosidade humanas pela diversidade se mantêm apesar de todas as contrariedades que as viagens em circunstâncias difíceis acarretam.
A presente palestra insere-se na 5ª edição do ciclo Amatores in situ e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.
Contactos:
Direção Regional de Cultura do Algarve
geral@cultalg.gov.pt
Telef. 289 896070
_________________________________
Ruínas Romanas de Milreu
milreu@cultalg.gov.pt
“Concertos ao Entardecer” - Churky
Dia 9 de junho o ciclo “Concertos ao Entardecer” irá apresentar Churky na Fortaleza de Sagres, pelas 18 horas.
Churky, cantor, guitarrista, compositor e produtor musical português. Churky tem um toque diferenciador que o levou à vitória no EDP Live Bands e a catapultou para um reconhecimento maior, como são os casos das atuações nos festivais NOS Alive (Portugal), Mad Cool (Espanha) e Belém Art Fest (Portugal). O ciclo de “Concertos ao Entardecer” é um projeto da Arquente Associação Cultural.
Integrado no DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos
Contactos
Direção Regional de Cultura do Algarve
geral@cultalg.gov.pt
Telef. 289 896070
Fortaleza de Sagres
Fortaleza. sagres@cultalg.pt
Telef. 282 620140
"A presença dos clássicos em Uma Viagem à Índia"
Dia 7 de junho, nas Ruínas Romanas de Milreu, a palestra «A presença dos clássicos em Uma Viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares» terá como tema central a epopeia, ou anti-epopeia, como define Eduardo Lourenço, Uma Viagem à Índia, que inclui no seu percurso narrativo o legado literário de Homero, Séneca, Camões, e, num sentido mais abrangente, da obra clássica de James Joyce.
A presente palestra insere-se na 5ª edição do ciclo Amatores in situ e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.
Integrada no DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos
Contactos
Direção Regional de Cultura do Algarve
geral@cultalg.gov.pt
Telef. 289 896070
Ruínas Romanas de Milreu
milreu@cultalg.gov.pt
"Viagens de Milreu à Minha Casa"
No próximo dia 7 de junho, sexta feira, as Ruínas Romanas de Milreu, a oficina “Viagens de Milreu à Minha Casa” vai desenvolver a construção de marcos miliários em gesso. Os marcos miliários tiveram uma enorme importância no mundo clássico, pois serviam de orientação aos viajantes, indicando as direções e as distâncias entre as principais cidades do império romano. É um projeto da QRER – Cooperativa para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, e que tem a participação da Escola Emiliano da Costa, de Estoi.
Inserido no programa DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos
Contactos:
Direção Regional de Cultura do Algarve
geral@cultalg.gov.pt
Telef. 289 896070
Ruínas Romanas de Milreu
milreu@cultalg.gov.pt
NOTA DE PESAR
Lamentando a morte da escritora Agustina Bessa-Luís, a Direção Regional de Cultura do Algarve subscreve e transcreve a nota de pesar da Senhora Ministra da Cultura:
«Nascida em 1922, Agustina publicou o seu primeiro livro em 1948, dando início a um longo e extraordinário percurso na literatura portuguesa, onde se assumiu como uma das suas grandes romancistas e mestre de um dos mais originais processos criativos da ficção portuguesa.
Autora de uma obra tantas vezes virada para o passado mas sempre contemporânea, sempre presente, marcou a escrita em português a partir dos anos 50, inaugurando um novo espaço ficcional, à imagem de outras grandes mulheres e que, em conjunto com ela, revolucionaram radicalmente a prosa em português, como Maria Velho da Costa ou Maria Gabriel Llansol.
Com livros como A Sibila – onde surge Quina, uma das mais reconhecíveis identidades do nosso imaginário literário –, A Corte do Norte, Eugénia e Silvina ou a trilogia O Princípio da Incerteza, Agustina Bessa-Luís ocupa um lugar sem par na narrativa portuguesa contemporânea, sempre preocupada com a condição social e cultural em Portugal e com uma capacidade única de ler no passado as dimensões históricas e vivenciais que atravessam as épocas.
Na sua relação com o cinema, a cumplicidade com Manoel de Oliveira levou à assinatura de obras fundamentais do cinema português, como Francisca e Vale Abraão, a partir de romances seus, mas também Party, O Convento, Inquietude, O Princípio da Incerteza e A Alma dos Ricos, escritos, adaptados ou recriados a partir de romances ou contos. Neles expressavam-se as paradoxais relações entre homens e mulheres enquanto seres encravados na ambição e na ansiedade. Figuras que pairavam entre a história e o tempo, que o cinema e o olhar de Oliveira tornaram palavra física e, assim, voz material de pensamentos que construíram uma obra cheia de imagens e de metáforas.
Agustina foi ainda diretora do Teatro Nacional Dona Maria II entre 1990 e 1993 e foi nesse teatro que Filipe La Féria encenou, em 1996, As Fúrias, a partir do romance publicado em 1977, no rescaldo do verão quente, e parábola político-filosófica sobre um país em reconstrução identitária.
Para além do Prémio Camões, em 2004, Agustina Bessa-Luís recebeu os mais importantes prémios literários portugueses, bem como a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura em 1993. Foi também agraciada pelo Presidente da República General Ramalho Eanes, com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e, em 2006, com o grau de Grã-Cruz da mesma ordem pelo Presidente Aníbal Cavaco Silva.
Com uma dedicação inabalável e intransigente à criação literária, o legado de Agustina é vasto, composto por personagens, visões da história, lugares e, acima de tudo, um percurso pessoal e autoral únicos e exemplares.
À Família e aos Amigos enviam-se as mais sentidas condolências.
Graça Fonseca
3 junho, 2019»
«O episódio de Páris na Literatura e nas Artes»
Palestra integrada no ciclo AMATORES IN SITU
Nos próximo dia 31 de maio, sexta feira, pelas 18 horas, as Ruínas Romanas de Milreu irão acolher a palestra intitulada «O episódio de Páris na Literatura e nas Artes». A palestra será proferida por Fuensanta Garrido Domené e Gabriel Laguna Mariscal, da Universidade de Córdova.
O episódio do julgamento de Páris, integrante do ciclo troiano, era bem conhecido entre os gregos, como demonstra a sua recorrente representação iconográfica. Estas manifestações artísticas, juntamente com as numerosas alusões literárias ao episódio, desde a época arcaica, dão a ver aspectos do mito que, apesar de comuns, diferem entre si. Nesta conferência, apresentam-se essas referências, com as respetivas variantes, ao julgamento de Páris e a tudo o que rodeia o mito na literatura Greco-latina arcaica e clássica, assim como a sua persistência e projeção transmitida ao longo da História. Com essa revisão, dar-se-á a conhecer os aspectos do mito que umas e outras fontes fazem modificar entre si, bem como algumas questões que reincidem desde a época antiga.
A presente palestra insere-se na 5ª edição do ciclo Amatores in situ e resulta da colaboração entre a Direcção Regional de Cultura do Algarve (através do programa DiVaM), a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania. A presente edição é coordenada pela Professora Doutora Ana Isabel Soares, da FCHS/UAlg.
Contactos:
Direção Regional de Cultura do Algarve
geral@cultalg.gov.pt
Telef. 289 896070
_________________________
Ruínas Romanas de Milreu
milreu@cultalg.gov.pt
“Viagens na Minha Terra” - um passeio de bicicletas com leituras encenadas
Da Ermida de Nª Sra de Guadalupe à Fortaleza de Sagres
No próximo domingo, dia 2 de junho o programa DiVaM irá acolher o projeto “Viagens na Minha Terra”, um passeio de bicicletas com leituras encenadas na paisagem do Barlavento Algarvio.
O título do projeto apropria-se do título do livro do escritor português Almeida Garret “Viagens na Minha Terra” e consiste num passeio de bicicleta, da Ermida de Nª Sra de Guadalupe à Fortaleza de Sagres. Será efectuada a apresentação e encenação de pequenas histórias reinterpretadas sobre as diferentes culturas – grega, romana, árabe, cristã – em 3 lugares.
O ponto de encontro será na Ermida de N.ª Sr.ª de Guadalupe, às 9h30, monumento onde se inicia a 1ª leitura encenada, estando prevista uma paragem em “Mãe d´Agua” (Vila do Bispo), pelas 11h15, onde será feita a 2ª leitura, e a chegada à Fortaleza de Sagres está prevista para as 13h30. Em cada leitura encenada, excepto na primeira, os participantes terão água, uma peça de fruta e um pequeno snack, e no final do percurso, na Fortaleza de Sagres, haverá um piquenique.
“Aquele que caminha ou se move de bicicleta traça linhas no território. Há linhas que traçam sulcos mais profundos como a dos habitantes locais, outras como as linhas da transumância e da peregrinação (…). Linhas que marcam o princípio e o fim entre camadas de memórias de ouros tempos, como se de sedimentos se tratassem.” (Susana de Medeiros).
Com Helena Flor Dias, Joana Melo e Maria da Conceição Gonçalves (leituras encenadas) e Susana de Medeiros e Reinhold Spielberger (guias), o passeio tem a duração de cerca de 4h30 e percorre cerca de 17 km. Traga a sua bicicleta, capacete, roupa, calçado confortável e água.
Gratuito, mas com inscrição prévia através de tertúlia.associacao@gmail.com
Este é um projeto da Tertúlia Associação Sócio Cultural de Aljezur e integrado no DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.
Contactos:
Direção Regional de Cultura do Algarve
geral@cultalg.gov.pt
Telef. 289 896070
_________________________________________
Fortaleza de Sagres
fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Telf. 282 620 140