• Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

    Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Café com Letras com o tema "Português: 230 milhões de falantes"



Já pode ouvir a última sessão do Café do Letras dedicado ao tema "Português: 230 milhões de falantes".

Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve, Ana Maria Soares, Professora de Português na Grécia, e Christo Kotsakopoulos, da Embaixada de Portugal na Grécia, foram os oradores convidados, numa sessão moderada por Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

Continuar a ler...

Concurso para  arqueólogos e conservadores-restauradores
para o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática

Está a decorrer o concurso para 3 arqueólogos e 2 conservadores-restauradores para o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) da Direção -Geral do Património Cultural (DGPC).

Estes elementos irão integrar a equipa do Projeto Pré-Definido “Water World: Capacitação e competências para a conservação e a gestão do Património Cultural Subaquático”, promovido pela DGPC no âmbito do Programa Cultura do EEA Grants 2014-2021.

Continuar a ler...

Programa Garantir Cultura

O Ministério da Cultura aumentou a dotação do programa Garantir Cultura, destinado às entidades artísticas não empresariais, de 12 para 23 milhões de euros. Desta forma, será possível apoiar a totalidade de projetos que cumpre os requisitos, num número total superior a 1100.

Quanto ao programa Garantir Cultura, destinado ao tecido empresarial, com uma dotação orçamental de 30 milhões de euros, foram apresentadas 718 candidaturas. Destas, foram, até agora, validadas e aceites pelos beneficiários 214 candidaturas, com um incentivo global de 10,2 milhões de euros. Os pagamentos já estão em curso.

Continuar a ler...

Dia Internacional dos Museus: “O futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”

“Portas que se fecham… Portas que se abrem…

Apesar de a Direção Regional de Cultura do Algarve não ter museus sob a sua tutela, os monumentos que lhe estão afetos detêm algum património museológico. Neste dia, destacamos um desses exemplares:

Poucos serão os que se recordam do portão original da Fortaleza de Sagres, uma das poucas peças museológicas que esteve, ainda durante algum tempo, em exibição no centro expositivo deste monumento nacional, até meados de 2006. Este portão, cuja fotografia, datada de 1957, deixa vislumbrar um pouco a sua configuração, apresenta uma história interessante e peculiar para contar, e que vem ilustar a evolução das mentalidades, dos valores e da consciência cívica e de preservação patrimonial.

Continuar a ler...

DIVAM 2021 apresentado na Ermida de Guadalupe com o tema
“Património, Comunidade e Inclusão”

A Direcão Regional de Cultura do Algarve apresenta o programa DiVaM 2021, numa cerimónia que terá lugar na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo), este domingo, dia 23 de maio, pelas 11h30. As atividades culturais do DiVaM vão prolongar-se até dezembro, nas Ruínas Romanas de Milreu, Fortaleza de Sagres e Ermida de Guadalupe.

Continuar a ler...

Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes - Ilha da Culatra
na lista de património imaterial em consulta pública

Está a decorrer a fase de consulta pública para efeitos de inscrição da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes - Ilha da Culatra no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

"Anualmente, no primeiro fim de semana do mês de agosto a comunidade da Culatra organiza a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da Ilha e protetora dos homens do mar. A sua maior singularidade manifesta-se na realização de uma procissão fluvial que tem lugar na Ria Formosa, entre a cidade de Olhão e a Ilha da Culatra que ...

Continuar a ler...

Dia Internacional dos Museus com entrada gratuita

nos Monumentos do Algarve

A Direção Regional de Cultura do Algarve assinala o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), com a organização de várias atividades culturais, nos monumentos que lhe estão afetos, entre os dias 18 e 23 de maio.

No dia 18 de maio, a entrada será gratuita para todos os que quiserem visitar os monumentos nacionais Fortaleza de Sagres (Sagres /Vila do Bispo), Ruínas Romanas de Milreu (Estoi /Faro) e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira /Vila do Bispo).

Neste dia dos Museus, o Diretor de Serviços dos Bens Culturais, Rui Parreira, vai orientar duas visitas às Ruínas Romanas de Milreu, que terão lugar às 10h30 e às 15h00, respetivamente. O número de vagas é limitado a 20 participantes por visita, sendo necessário inscrição prévia pelo e-mail milreu@cultalg.gov.pt.

Continuar a ler...

"Português: 230 milhões de falantes” é o tema do próximo Café com Letras

A próxima edição do "Café com Letras" realiza-se esta sexta-feira, dia 14 de maio, pelas 18h30, online, com o tema "Português: 230 milhões de falantes”.

Os oradores convidados são Manuel Célio Conceição (Universidade do Algarve UAlg), Ana Maria Soares (Professora de Português na Grécia) e Christo Kotsakopoulos (Embaixada de Portugal na Grécia), com a  moderação de Adriana Nogueira (Diretora Regional de Cultura do Algarve).

11 de maio

 

Continuar a ler...

Prémios do Concurso de Fotografia da EHL@N (Rede Marca Património Europeu) anunciados no dia da Europa

A fotografia do Promontório de Sagres, durante a tempestade Hércules, da autoria de Vanda Rita Oliveira foi a escolhida pelo júri, do concurso de fotografia "Marca do Património Europeu - A Europa começa aqui!", promovido pela Marca do Património European Heritage Labell.

Continuar a ler...

CARTA DE PORTO SANTO - Da democratização à democracia cultural

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, e a convite do Ministério da Cultura, o Plano Nacional das Artes apresentou no dia 28 de abril, a “Carta de Porto Santo”, um documento orientador, com princípios e recomendações que promovam uma cidadania cultural plena.

Esta “carta” — cujo nome decorre do local onde foi apresentada, a ilha do Porto Santo, na Madeira — resulta de um processo participativo, a decorrer desde o início de março, recolhendo os contributos de encontros com representantes dos Estados-Membros da UE e de redes e organizações artísticas e culturais não governamentais europeias. É, portanto, um documento em que quer o conteúdo quer o processo formal de construção concretizam o princípio da democracia cultural.

Continuar a ler...

Se és artista ou agente Cultural, esta notícia é para ti!


No âmbito do processo Cultura Algarve Horizonte 2030 terá lugar no próximo dia 12 de maio, entre as 17h30 e as 20h00 um World Café para o Sector Cultural e Criativo da região do Algarve, cuja inscrição pode ser efectuada AQUI

Continuar a ler...

Monumentos do Algarve retomam horário de verão

Os Monumentos do Algarve retomam, este fim de semana, os horários habituais de verão, mais alargados, permitindo assim receber mais visitantes com todas as condições de segurança. Ao domingo, a  entrada é gratuita para residentes em território nacional.

Horários:

Fortaleza de Sagres: 9h30 às 20h00

Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (encerra à segunda-feira)

Ruinas Romanas de Milreu: 10h00 às 18h00

Em todos os monumentos, a última entrada terá lugar 30 minutos antes do encerramento.

 

Continuar a ler...

Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo Magallanes_ICC
Inicia Ciclo de Formação

No âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo Magallanes_ICC, o _ARTERIA_LAB dará início a um ciclo de formação em empreendedorismo e comunicação, aberto a todos os criativos interessados em explorar o potencial das suas ideias de negócio.

Continuar a ler...

World Café Virtual Horizonte 2030 dirigido ao Sector
Cultural e Criativo do Algarve

No âmbito do processo Cultura Algarve 2030, terá lugar no próximo dia 12 de maio, das 17h30 às 20h00, o World Café Virtual Horizonte 2030 dirigido ao Sector Cultural e Criativo do Algarve.

O World Café é uma metodologia de partilha e discussão em grupo bastante utilizada em todo o mundo, sendo muito útil para estimular a criatividade, explorar temas relevantes e criar espaço para que a inteligência coletiva possa emergir.

 

Continuar a ler...

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura em Consulta Pública

O Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura encontra-se disponível para consulta pública no portal ConsultaLEX, acompanhado de um conjunto de perguntas e respostas que permitem uma melhor interpretação do regime sujeito a consulta. O Estatuto estará em consulta pública até ao próximo dia 17 de junho de 2021. O envio de comentários e documentos faz-se exclusivamente através daquele portal, devendo os cidadãos, empresas ou associações proceder à sua respetiva inscrição.

Continuar a ler...