• Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

    Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

DiVaM 2021 abre candidaturas com o tema 
“Património, Comunidade e Inclusão”

 


A Direção Regional de Cultura do Algarve deu início à edição 2021 do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – com a abertura de candidaturas, até dia 28 de Fevereiro, de acordo com o seguinte tema: “Património, Comunidade e Inclusão”.

Devido à situação provocada pela pandemia da COVID-19, para o ano de 2021 e a título extraordinário, são elegíveis, no âmbito do Programa DiVaM, as despesas decorrentes de salários, afetos às ações culturais, devidamente justificadas, até ao montante de 15% do apoio total concedido.

Assumindo que o Património deve ser, acima de tudo, um projeto de cidadania e que não pode estar desfasado das pessoas, pretende-se construir uma programação cultural que promova um verdadeiro e honesto diálogo entre as comunidades e os monumentos.

Continuar a ler...

webinars “Business, Human Rights and the Environment in Europe:
Connecting the Dot

 

A Presidência Portuguesa do Conselho da UE organizou, em conjunto com a NOVA School of Law, uma série de webinars intitulada Business, Human Rights and the Environment in Europe: Connecting the Dots.

A série inicia-se na próxima quinta-feira, dia 28 de janeiro, e oferecerá oportunidades para aprofundar a discussão sobre este tema com peritos e interessados: todos estão convidados a registar-se aqui.

O primeiro webinar será aberto com um discurso do Secretário de Estado da Internacionalização, seguida da intervenção principal, a cargo do Professor John Ruggie.

Os  próximos webinars terão lugar nos dias 25 de fevereiro, 25 de março, 17 de abril, 27 de maio e 24 de junho.

Inscrições

Programa

 

 

 

Continuar a ler...

FAQ | A resposta à pandemia — medidas urgentes e estruturais da

Direção Geral das Artes

"O Ministério da Cultura, ciente da excecionalidade da atual conjuntura e das múltiplas repercussões da pandemia no tecido cultural e artístico, desenvolveu para o ano de 2021 um conjunto de medidas estratégicas com dois objetivos fundamentais: atenuar, a curto-prazo, com caráter de urgência, os efeitos da Covid-19 no campo da Cultura e das Artes; e preparar, numa lógica de médio-prazo e numa ótica estrutural, a introdução de vários instrumentos/mecanismos legislativos e regulamentares relativos ao novo modelo de apoio às Artes, à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) e ao Estatuto dos profissionais da área da Cultura.

Continuar a ler...

Plataforma apoios Garantir Cultura disponível até ao final do mês 

A plataforma para aceder aos apoios no âmbito do programa Garantir Cultura estará disponível até ao final do mês.

Esta informação foi anunciada ontem pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, aquando da sua intervenção na Comissão de Cultura e Comunicação da Assembleia da República.
 
O Programa Garantir Cultura, com uma dotação de 42 milhões de euros, destina-se a todas as empresas e entidades coletivas do setor da cultura (teatros, salas de espetáculo, produtores, promotores, agentes, salas de cinema independentes, cineclubes, associações, entre outros) e a todos os profissionais do setor da cultura (artistas, autores, técnicos, entre outros).
 

Continuar a ler...

Concurso de Fotografia

Marca do Património Europeu - A Europa começa aqui!

 

A Marca do Património Europeu (MPE) é uma iniciativa da Comissão Europeia para melhorar o conhecimento da história, património e valores europeus comuns. O objetivo da MPE é enfatizar e reforçar o sentimento de pertença à União entre todos os cidadãos europeus, especialmente os jovens.

A Marca do Património Europeu transforma as antigas fronteiras em pontes, encoraja o diálogo intercultural e cria um sentimento de pertença a uma Europa unida.

O Promontório de Sagres foi distinguido com a Marca do Património Europeu, em 2015, não apenas pelo seu lugar ímpar na História da expansão, da cultura, da ciência, da exploração e do comércio europeus, mas também pela riqueza da paisagem cultural que lhe está associada. Em Portugal, foram ainda distinguidos com a MPE, os seguintes sítios ou bens patrimoniais: A Carta da Abolição da Pena de Morte (na Torre do Tombo), a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e o Património Cultural Subaquático dos Açores.

O concurso de fotografia é uma das atividades educativas e promocionais do projeto europeu EHL@N – uma rede de cooperação de cidades e lugares da Marca do Património Europeu.
 

 

Continuar a ler...

FAQ - Medidas de Apoio à Cultura

Para esclarecer as dúvidas alusivas às várias Medidas de Apoio à Cultura no âmbito da Portaria 37-A/2021, consulte as FAQ (perguntas frequentes):

1. Programa Garantir Cultura;

2. Apoio extraordinário aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura;

Continuar a ler...

Direção Regional de Cultura do Algarve tem linhas de apoio abertas
 



Os agentes culturais do Algarve podem apresentar as suas candidaturas ao DiVaM até ao próximo dia 28 de fevereiro. O tema escolhido para a edição de 2021 é “Património, Comunidade e Inclusão”, apelando à inclusão das comunidades no processo de construção de novos projetos culturais, de modo a promover um verdadeiro e honesto diálogo entre estas e os monumentos da região. A Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e as Ruínas Romanas de Milreu são os monumentos que vão acolher as iniciativas culturais.

Continuar a ler...

Café com Letras "Mulheres e violência doméstica: a cultura "mete a colher"

O próximo Café com Letras terá lugar no dia 19 de março, às 18h30, online, e será dedicado ao tema "Mulheres e violência doméstica: a cultura "mete a colher". Poderá aceder à sessão via zoom colibri em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87341269653

As convidadas desta sessão são Mónica Pereira, mestre em Educação Social da UAlg, e Ana Borges, coreógrafa - "Corpo de Hoje Associação Cultural". A moderação está a cargo da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira.

Continuar a ler...

Esclarecimento sobre horários de encerramento de salas de espetáculos / cinemas / auditórios / teatros (abertura prevista a 19 de abril)

 
A Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC) informa que o horário de encerramento das salas de espetáculos/cinemas/auditórios/teatros é às 22h00m durante a semana e às 13h00 ao fim de semana e feriados, a partir de 19 de abril (nível 2), data prevista para a abertura dos referidos equipamentos culturais, conforme o anexo I da Resolução do Conselho de Ministros n.º 19/2021, de 13 de março.
 

Continuar a ler...

Monumentos do Algarve. Há séculos, à sua espera!


Os Monumentos do Algarve reabriram hoje ao público. Aceite o convite da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, e faça-nos uma visita. veja o video.

Durante a semana, as Ruínas Romanas de Milreu estão abertas das 9h00 às 17h00 e ao fim de semana das 9h00 às 12h30, de acordo com as regras em vigor.

Saiba mais sobre os monumentos do Algarve

 

Continuar a ler...

Garantir Cultura - Formulário Disponível

O formulário do programa Garantir Cultura dedicado ao tecido empresarial está disponível desde hoje. Este programa visa mitigar os impactos negativos sobre a atividade das empresas do tecido cultural, decorrentes das medidas de proteção de saúde pública de combate à pandemia COVID-19, através do estímulo à respetiva atividade, em condições de segurança, mediante a realização de projetos de criação ou programação culturais, o que pode abranger apresentações e formatos físicos ou digitais.

O sistema de incentivos tem por base um apoio que tem por referência o valor das despesas elegíveis necessárias para a realização de projeto de criação ou programação culturais, apresentado pelo beneficiário, até determinados limites máximos.

Continuar a ler...

DRCAlg abre Programa de Apoio à Edição
de Obras Temáticas sobre o Algarve

 

A Direção Regional de Cultura do Algarve vai abrir, no próximo dia 19 de abril, as candidaturas ao Programa de Apoio à Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve, que visa promover e divulgar o conhecimento sobre a história e a identidade cultural do Algarve.

O Programa de Apoio à Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve é um programa anual, no âmbito da ação cultural, destinado a comparticipar os custos de edição e /ou produção de obras inéditas, que contribuam para promover e divulgar o conhecimento sobre a história e a identidade cultural do Algarve. Este apoio, traduz-se na aquisição de exemplares de livros ou obras audiovisuais, ou no apoio financeiro para a sua edição, em comparticipação a fundo perdido. A dotação orçamental para o programa, para este ano, é de 10.000€.

Continuar a ler...

Centro Expositivo de Sagres avança para a última fase

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, vai assinar, no dia 4 de maio, o auto de consignação da empreitada do Centro Expositivo e Instalação Museográfica no Promontório de Sagres, um investimento que ascende a quase um milhão e meio de euros, com um prazo de execução de 190 dias.

Continuar a ler...

"Bezaranha ― Há ventos que vêm por bem!"

 

"Há ventos que vêm por bem" é o mote para uma "Bezaranha" que já está a invadir o Algarve com a primeiro Programação Cultural em Rede que junta a AMAL, a Direção Regional de Cultura do Algarve e os 16 Municípios do Algarve e que se propõe a levantar o ânimo do sector cultural da região.

O projeto abrange um conjunto de iniciativas e eventos culturais em todos os concelhos algarvios, contribuindo desta forma para apoiar os artistas locais de cada município,

Continuar a ler...

Assinatura do auto de Consignação do Centro Expositivo de Sagres

 

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, assinou no dia 4 de maio, no auditório da Fortaleza de Sagres, o auto de consignação da empreitada do Centro Expositivo e Instalação Museográfica no Promontório de Sagres.

Estiveram presentes na cerimónia, o diretor da Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Luciano Rafael, a Vice-presidente da Região de Turismo do Algarve, , Fátima Catarina, da CCDR-Algarve, Lurdes Serpa de Carvalho, o presidente Junta de Freguesia de Sagres, Luís Miguel Paixão, da P3, Projectos de Engenharia, João Estêvão, e da EDIGMA, José Miguel de Oliveira.

Continuar a ler...