• Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

    Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Bezaranha leva "Eis o Algarve" a Milreu

No âmbito do Bezaranha - Programa Cultural em Rede no Algarve , as Ruínas Romanas de Milreu acolhem, no próximo sábado, dia 7 de agosto, pelas 21h30, o espetáculo musical e multimédia Eis o Algarve. A direção artística e musical é de Nelson Conceição e produção de Associação Recreativa e Cultural de Músicos.


BILHETES | 968 506 072 (10h às 13h / 15h às 18h).

Continuar a ler...

Dia Internacional da Juventude com entrada gratuita

nos Monumentos do Algarve

A Direção Regional de Cultura do Algarve associa-se às Comemorações do Dia Mundial da Juventude, que se celebra no dia 12 de agosto.

Durante este dia todos os jovens, entre os 12 e os 29 anos, poderão usufruir de entrada gratuita nos Monumentos do Algarve - Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu.

Continuar a ler...

Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo” na  Fortaleza de Sagres 

10 de agosto a 8 de outubro de 2021

Exposição Fotográfica patente ao público na Fortaleza de Sagres que testemunha o olhar de 23 jovens, dos 16 aos 85, que a visitaram no âmbito do Projeto “Oficinas no Cabo do Mundo”.

Esta exposição é um convite a uma visita à Fortaleza através do olhar do outro, da forma como viu e sentiu aquele espaço, como descobriu as ténues linhas, as efémeras sombras, os detalhes, as nuances impercetíveis, os momentos fugidios, paralisando o movimento, eternizando o momento, fotografando de forma única e artística, produzindo imagens e memórias inesquecíveis.

"Oficinas no Cabo do Mundo” é um Projeto que envolve jovens que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro e seniores residentes na freguesia de Alte por si convidados a embarcarem numa viagem de descoberta, de exploração, de troca de conhecimentos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres.

Continuar a ler...

CINEMA NAS RUÍNAS - Sessão de dia 14 de agosto esgotada

 

A DRCAlg informa que a sessão de cinema agendada para o próximo sábado, dia 14 de agosto, com o filme  “Asterix – O Domínio dos Deuses”, está esgotada.


Para as sessões de dia 21 e 28, as inscrições devem ser enviadas para milreu@cultalg.gov.pt

No dia 21 de agosto, a proposta é o filme “Rainha do Deserto”. Estreado no Festival de Cinema de Berlim, e com assinatura do realizador alemão Werner Herzog, esta é uma história biográfica que adapta a obra homónima escrita por Georgina Howell (1942-2016) sobre Gertrude Bell, arqueóloga, escritora, cartógrafa e política britânica do início do século XX. O elenco inclui Nicole Kidman, James Franco, Damian Lewis e Robert Pattinson.

Continuar a ler...

No Dia Internacional da Juventude damos a conhecer o filme

“Rosa dos Ventos”

“Rosa dos Ventos” pretende constituir uma estratégia de promoção da Marca do Património Europeu, projeto ainda relativamente recente, e no qual o Promontório de Sagres se integra.

A Marca do Património Europeu (MPE) destaca sítios patrimoniais de particular relevância para a História e Cultura Europeias e tem como principal objetivo criar um sentimento de pertença à União Europeia e de partilha de um conjunto de valores comuns, principalmente entre os mais jovens. Para mais informações sobre a MPE consulte : https://www.ehl-network.eu/european-heritage-label/

Continuar a ler...

CINEMA NAS RUÍNAS - Sessão de dia 21 de agosto esgotada

A DRCAlg informa que a sessão de cinema agendada para o próximo sábado, dia 21 de agosto, com o filme  Rainha do Deserto" , está esgotada.

O ciclo CINEMA NAS RUÍNAS, no magnífico cenário da villa romana de Milreu, encerra no dia 28 de agosto, com o filme “Viagem em Itália”, um clássico de 1954. Realizado por Roberto Rossellini com as interpretações de Ingrid Bergman, George Sanders e Maria Mauban.

Para a sessão de dia 28, as inscrições devem ser enviadas para milreu@cultalg.gov.pt

Todas as sessões têm início às 21h30, sendo necessária marcação prévia.

Continuar a ler...

DiVaM leva canções de Zeca Afonso à Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres acolhe no próximo dia 28 de agosto, pelas 18h00, o espetáculo musical “Canções para Expandir Horizontes”, um projeto da Sociedade Filarmónica Portimonense, para o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, o programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve.

“Canções para Expandir Horizontes” apresenta arranjos de canções originais do cantautor Zeca Afonso, interpretadas por um ensemble instrumental e voz solista. O espetáculo tem a direção artística e musical de Vasco Ramalho e Gabriel Rodeia. O Maestro é Gabriel Rodeia.

O espetáculo realiza-se ao ar livre, para que todos possam fruir, em simultâneo, da paisagem marítima, do horizonte do Promontório de Sagres e das canções de Zeca Afonso.

O concerto tem entrada livre, mas sujeita a reserva/inscrição prévia. Para mais informações e reservas contacte: sfportimonense@gmail.com

Continuar a ler...

Breve Curso de Cerâmicas Romanas | 1 e 2 outubro

Entre 1 e 2 de outubro de 2021, irá realizar-se um Breve Curso de Cerâmicas Romanas que se destina, preferentemente, a profissionais de Arqueologia que trabalhem em meio urbano. O curso, que terá lugar nas instalações da Direção Regional de Cultura do Algarve e do Museu Municipal de Faro, é uma organização do CEAACP - Universidade do Algarve, e da UNIARQ - Universidade de Lisboa, com a colaboração do Museu Municipal de Loulé, do Museu Municipal de Faro e da Direção Regional de Cultura do Algarve.

No dia 1, durante a manhã, o curso terá lugar nas instalações da DRCAlg e na parte da tarde,  assim como no dia 2, irá decorrer no Museu de Faro.

É um curso gratuito, com uma componente essencialmente prática, virada para a identificação de cerâmicas romanas. Os formandos, se assim o desejarem, poderão trazer algumas cerâmicas romanas para as sessões para aí treinarem na sua identificação.

Continuar a ler...

Abertura de candidaturas a apoio financeiro extraordinário a projectos de investigação plurianual em Arqueologia 2021 | 19 de setembro

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abre candidaturas a apoio financeiro extraordinário a Projetos de Investigação Plurianual em Arqueologia 2021.

A Direção-Geral do Património Cultural abre candidatura a apoio financeiro extraordinário a Projetos de Investigação Plurianual em Arqueologia (PIPA) no montante total de 200.000€ para a promoção da investigação em arqueologia e destina-se aos projetos de investigação previamente sujeitos a avaliação pelo Painel Nacional de Avaliação, aprovados e em curso, excetuando aqueles que, de acordo com o Regulamento dos Trabalhos Arqueológicos em vigor, foram «previamente sujeitos a avaliação de mérito científico por instituições nacionais com competências na área» (Artº 8º, nº 4, a), do DL 164/201, de 4.11).

Continuar a ler...

DiVaM continua nos Monumentos do Algarve com novas propostas

Um concerto ao entardecer na Fortaleza de Sagres, uma Open Room na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e uma conferência na Ruínas Romanas de Milreu são as propostas do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, o programa Cultural da DRCAlg, para os dias 10, 11 e 12 de setembro.

O ciclo Amatores in Situ - O Mundo Antigo visto por quem o ama” regressa às Ruínas Romanas de Milreu, para aquela que será a sua 6ª edição. Este é um ciclo de palestras promovido pela Cívis – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, com a coordenação de Ana Isabel Soares e João Pedro Bernardes, da FCHS da Universidade do Algarve.

Continuar a ler...

CANCELAMENTOS POR LUTO NACIONAL - PRESIDENTE JORGE SAMPAIO
11, 12 e 13 setembro

Por motivos de luto nacional de três dias, decretado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e pelo Primeiro-Ministro António Costa, a Direção Regional de Cultura do Algarve informa que foram canceladas as seguintes atividades do DiVaM: 

Dia 11 de setembro - Projeto Em Campo | No Longe | No Perto, - Ermida de Guadalupe
Dia 12 de setembro -  "Concertos ao Entardecer” - Fortaleza de Sagres

11 setembro
 

Encerramento temporário da Ermida de Guadalupe

A Direção Regional de Cultura do Algarve informa que, para além do habitual encerramento à segunda-feira, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Raposeira, Vila do Bispo, vai estar encerrada, por motivos de força maior, de 15 a 24 e dia 26 de setembro.
 
Pedimos desculpas pelos incómodos causados.

13 setembro

Música de EVAYA e DIONYSIA na Fortaleza de Sagres e Ruínas de Milreu

O DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve - apresenta, este domingo, 19 de setembro, um concerto ao entardecer com EVAYA, na Fortaleza de Sagres, e os novos Sons do Mediterrâneo do projeto Dionysia, nas Ruínas Romanas de Milreu.

Os “Concertos ao Entardecer” estão de regresso à Fortaleza de Sagres com EVAYA. O concerto, promovido pela Arquente – Associação Cultural, realiza-se já este domingo, pelas 18h00.

Produtora, compositora e cantora portuguesa, Evaya usa elementos pop, combinados com música eletrónica, composta por sons que a rodeiam no dia a dia. A artista tenta dar a mão ao ouvinte, para que este a acompanhe numa viagem, onde aborda temas como a natureza, a guerra, ou a esperança.

A participação é gratuita, mas está sujeita a reserva/inscrição. Para mais informações e reservas: arquente@gmail.com

Continuar a ler...

DiVaM convida à experimentação com Nova Escola de Sagres e

Sentir o Património de Milreu

A atividade "Arqueólogo por um Dia!", agendada para dia 2 de outubro, nas Ruínas Romanas de Milreu, foi adiada, para data a anunciar brevemente.

Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, a Fortaleza de Sagres e as Ruínas Romanas de Milreu são os palcos do DiVaM, com várias atividades culturais para todas as idades. As propostas para o próximo fim de semana incluem uma palestra, o projeto Nova Escola de Sagres com ateliers práticos, o desafio de ser arqueólogo por um dia, uma experiência científica e sensorial e a apresentação de um vídeo, em torno das vivências e das memórias vivas da antiga casa rural de Milreu.

A Nova Escola de Sagres, nesta que é a sua quinta edição, regressa à Fortaleza de Sagres nos dias 1 e 2 de outubro, um projeto do Centro Ciência Viva de Lagos, destinado aos mais novos e famílias
Este ano, a Nova Escola de Sagres ambiciona olhar para este território, numa perspetiva de valorização do património empírico, envolvendo todas as comunidades que diariamente circulam pela fortaleza, tais como pescadores, guias operadores turísticos, visitantes, praticantes de desportos náuticos, entre outros, numa perspetiva de co-construção e partilha de saberes.

Continuar a ler...

Seminário “Patrimónios a Descobrir. A aula está na rua!”

A Direção Regional de Cultura do Algarve promove no próximo dia 6 de outubro, das 17h30 às 20h30, no auditório da Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos, o seminário “Patrimónios a Descobrir. A aula está na rua!”, destinado a professores e outros agentes educativos e culturais. A formação a cargo de Graça Lobo, com a colaboração de Conceição Barão e Dulce Margarida, irá abordar, entre outros temas, a história dos monumentos e sugerir estratégias de trabalhos com alunos de vários níveis de ensino.

Este seminário, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2021, subordinadas ao tema: Património Inclusivo e Diversificado, tem como objetivo criar iniciativas locais e nacionais capazes de explorar e expandir o que habitualmente os monumentos oferecem aos visitantes, alcançando e trabalhando com públicos mais diversos, procurando criar experiências abertas e acolhedoras destinadas a todas as pessoas, ao mesmo tempo que promove a educação para o património junto das escolas, dos professores e de outros agentes educativos e culturais.

Continuar a ler...