• Estação Romana da Quinta da Abicada

    Estação Romana da Quinta da Abicada

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

  • Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

    Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

  • Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

    Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

  • Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

    Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

  • Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

    Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

  • Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

    Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

  • Torreões do Castelo de Loulé

    Torreões do Castelo de Loulé

  • Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

    Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

  • Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

    Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

  • Castelo de Paderne

    Castelo de Paderne

  • Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

    Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

  • Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

    Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

  • Fortaleza e Promontório de Sagres

    Fortaleza e Promontório de Sagres

  • Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

    Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Prémio Regional Maria Veleda Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

NOTA DE CONGRATULAÇÃO

Prémio Oceanos 2019

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, felicita vivamente a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, vencedora do Prémio Oceanos 2019, com o romance Luanda, Lisboa, Paraíso, uma história da diáspora que explora os dramas da mudança, da desilusão e da doença.

O júri do Prémio, formado pelos portugueses Daniel Jonas e Manuel Frias Martins, e pelas brasileiras Eliane Robert Moraes, Maria Esther Maciel e Verónica Stigger, decidiu atribuir o segundo lugar ao romance Eliete, da portuguesa Dulce Maria Cardoso, e o terceiro lugar ao romance Sorte, da brasileira Nara Vidal.

O Prémio Oceanos é um dos mais importantes da língua portuguesa e resulta de uma parceria entre o Ministério da Cultura de Portugal e o Instituto Itaú Cultural, Brasil.

Esta iniciativa tem-se destacado como um relevante instrumento para a consolidação e promoção da língua portuguesa, numa parceria entre entidades públicas e privadas. O Prémio representa um diálogo fundamental entre as várias culturas que partilham a mesma língua, expressando, em simultâneo, a sua transversalidade e a força de diversos géneros literários, da prosa à poesia, promovendo a língua portuguesa como um património comum de vários países.

Parabéns a todos os escritores distinguidos nesta edição do Prémio Oceanos!

Graça Fonseca

5 dezembro, 2019

Convite Alfarroba - memoria(s) de uma vida

estamos onEstamos On

A Direção Regional de Cultura do Algarve, em cumprimento do seu plano de contingência, não está a fazer atendimento presencial, mas continua com os seus serviços disponíveis, no horário de sempre e através dos números de telefone e dos correios eletrónicos do costume, que aqui se recordam:

Correio eletrónico: geral@cultalg.gov.pt
Telefone: (+351) 289 896 070
2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Para outros serviços do Estado, vá a eportugal.gov.pt

"Não paramos"

 

Promontório de Sagres – Marca do Património Europeu | Questionário

Vimos solicitar a vossa participação no Estudo que está a ser promovido pela Erasmus University, em Roterdão, sobre o impacto do projeto Marca do Património Europeu (EHL), nos cidadãos europeus.

Trata-se de um breve questionário online, anónimo, que demora cerca de 3 minutos a dar resposta e que irá auxiliar a recolher informação sobre a eficácia do Projeto Marca do Património Europeu.

Se visitou o Promontório de Sagres/ Fortaleza de Sagres, monumento com esta distinção desde 2015,  convidamo-lo a colaborar.

Questionário na seguinte ligação:

https://erasmusuniversity.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_4MDKwW4W5KwHZIx?Q_CHL=qr

Plano de Desconfinamento da Direção Regional de Cultura do Algarve

Reabertura Gradual dos Serviços

Em cumprimento da resolução do conselho de Ministros nº 33-A/2020 de 30 de abril de 2020 (que declara a situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19) e do Decreto-Lei n.º 20/2020 (Altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19), apresenta-se o Plano de Desconfinamento da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg).
Devido à dinâmica do contexto epidemiológico e a incerteza científica quanto às características deste vírus e por forma a adequar e flexibilizar a resposta, proceder-se-á à revisão e atualização deste Plano, sempre que tal se mostre necessário.

Plano de Contingência da DRCAlg, atualizado a 1 de junho de 2020

COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO - RECUPERAÇÃO

Estamos On Salas de espetáculos
Salas de exibição de filmes cinematográficos
Programação cultural ao ar livre

Orientações da Direção Geral de Saúde para a utilização de Equipamentos Culturais

Perguntas e respostas frequentes

Dissertação sobre “Jardins Históricos de Faro” recebe Menção Especial no Prémio Archiprix Portugal 2020

A Direção Regional de Cultura do Algarve felicita Filipa Rabaça, aluna do mestrado em Arquitetura Paisagista, da Universidade do Algarve, pela atribuição da Menção Especial (equivale ao 2.º prémio), do Prémio Archiprix Portugal 2020 - Prémio Nacional para o Ensino de Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Urbanismo, com a dissertação de Mestrado sobre património do Algarve "Contributos para o inventário de Jardins Históricos no Algarve: Faro". A entrega do Prémio Archiprix Portugal 2020 realizou-se no passado dia 4 de Julho.

Foto

A orientação da tese foi da Professora Sónia Talhé Azambuja, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

Esta foi a 8.º edição do Prémio Archiprix Portugal, e no histórico do prémio é a primeira vez que uma dissertação de Mestrado em Arquitetura Paisagista é premiada. Do coletivo de 24 Finalistas foi distinguido um trabalho vencedor, uma menção especial e nove menções honrosas, que têm assegurada a presença no Anuário Archiprix Portugal 2020. Este prémio anual reconhece a excelência do ensino e permeia o conjunto aluno/orientador/instituição de ensino.


O Prémio Archiprix Portugal 2020 - Prémio Nacional para o Ensino de Arquitetura , Arquitetura Paisagista e Urbanismo foi instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e pela Fundação Serra Henriques envolvendo de forma plural e independente a Ordem dos Arquitetos, a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a Casa da Arquitetura, o Docomomo Internacional, a Associação Portuguesa de Urbanistas, a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP), e o Corpo Docente das Instituições de Ensino de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista portuguesas.

9 de julho