Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

DRCAlg Promove Oficina Criativa de Design Territorial: Design e Território, Identidades e Produtos Locais

A DRCAlg convida os agentes culturais que queiram desenvolver produtos sobre o território dos Lugares de Globalização (Concelhos de Vila do Bispo, Aljezur, Lagos, Monchique e Silves) a participar na oficina criativa de design territorial, a realizar dia 27 (4ªf.), das 18h00 às 20h00, na sede da associação N’Artecicus, na Fóia (Monchique). Esta é mais uma atividade desenvolvida no âmbito do projeto Magallanes_ICC do qual a DRCAlg é parceira.

Na última conferência dos Encontros de História, o arqueólogo Filipe Castro partilhou o seu conhecimento sobre a construção das caravelas, a sua tecnologia, materiais e decoração e falou-nos do significado dos barcos e da navegação para as gentes do Mediterrâneo, elementos fundamentais das suas vidas, e que estão na base do grande empreendimento das descobertas por parte dos Europeus.

Na próxima oficina criativa, a designer Alexandra Santos propõe uma reflexão sobre a forma de valorização do território com produtos do sector cultural e criativo ligados a este conhecimento histórico e orienta uma sessão de trabalho focada no desenvolvimento de ideias a aplicar na criação e/ou desenvolvimento de produtos ou serviços no âmbito das Indústrias Culturais e Criativas, respondendo aos seus desafios particulares no campo da comunicação, divulgação e comercialização ao público.

A participação nesta oficina é gratuita, mas de inscrição obrigatória. Os interessados podem contactar a organização através do endereço algarve.magallanesicc@gmail.com ou do nº 964 782 462.

Orientação: Alexandra Santos – Designer Multidisciplinar

O Magallanes_ICC é um projeto de cooperação transfronteiriça (Interreg), que reúne vários parceiros do Alentejo, Algarve e Andaluzia para trabalhar a temática das Indústrias Culturais e Criativas, com inspiração na passagem dos 500 anos da viagem de circum-navegação iniciada por Fernão de Magalhães, evocando o seu carácter pioneiro, criativo e inovador. Na qualidade de parceira, a Direção Regional de Cultura encontra-se a trabalhar no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves) para estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da "participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI".

25 julho 2022