Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas
O Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas, criado pelo Despacho n.º 3631/2023, é uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Economia e Mar, da Cultura, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação e visa sensibilizar e mobilizar pessoas de todas as idades para a temática do Oceano, através da criação de filmes que expressem o papel fundamental que o Oceano tem nas nossas vidas e a necessidade de conservarmos este recurso que é património comum da Humanidade. Os filmes podem ter até de 7 minutos.
O presente diploma constitu a Comissão Organizadora do Prémio (COP) com a missão de organizar, financiar e dirigir os procedimentos do Prémio, bem como organizar eventos paralelos que prossigam os objetivos do Prémio, composta por diversas entidades nomeadamente a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, I. P..
O Prémio presta homenagem ao Professor Mário Ruivo (1927-2017), personalidade de reconhecido mérito científico, diplomático e cultural, pioneiro na defesa do oceano, no lançamento das temáticas ambientais em Portugal e na promoção de uma relação mais harmoniosa entre a sociedade e o oceano.
O Prémio pode ser atribuído em quatro categorias: Mensagem, Criatividade, Cultura Científica e Futuro. Tem como objetivo transmitir à sociedade a importância do oceano como sistema de suporte de vida no Planeta Terra, responsável pela regulação do clima, pelo fornecimento de alimento, meio de transporte e de lazer, além de providenciar muitos outros serviços e benefícios económicos, sociais, ambientais, culturais e emocionais.
Podem concorrer jovens com idades entre os 14 e os 21 anos, individualmente ou em equipas de até cinco membros. Além dos jovens que residam ou estudem em Portugal, ou que estejam legalmente habilitados a permanecer no país, podem candidatar-se todos os jovens que residam no estrangeiro e tenham nacionalidade portuguesa.
A avaliação dos projetos submetidos será efetuada por um júri de acordo com os seguintes critérios: conteúdo da mensagem e propriedade do tema, criatividade e originalidade, precisão e correção da informação, qualidade visual e sonora do registo.
As candidaturas vencedoras recebem um um valor de dois mil euros.
Créditos Fotográficos: Vanda Oliveira
28 março 2023