Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Prémio Raoul Wallenberg do Conselho da Europa

Candidaturas abertas até 31 outubro 2021


Desde 2014, este Prémio tem sido atribuído de dois em dois anos, em reconhecimento de realizações humanitárias extraordinárias de um único indivíduo, de um grupo de indivíduos ou de uma organização.Tem o valor monetário de 10 000 euros e a cerimónia de entrega terá lugar na sede do Conselho da Europa, em Estrasburgo, a 17 de janeiro de 2022 – data da detenção de Wallenberg em Budapeste, em 1945.

Raoul Wallenberg foi um arquiteto, homem de negócios, diplomata e humanitário sueco que, durante as últimas etapas da Segunda Guerra Mundial, salvou a vida de milhares de judeus na Hungria ocupada pela Alemanha, e morreu detido na URSS.

O Júri do Prémio é composto por seis personalidades independentes “de elevada moral e reconhecida competência no domínio dos direitos humanos e do trabalho humanitário”, nomeadas pela Secretária-Geral do Conselho da Europa, pelo MNE sueco, pelo município de Budapeste, pelo Instituto Raoul Wallenberg em Lund, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e pela família Raoul Wallenberg.

_
Formulário de inscrições e regulamento:
Para inscrição e consulta de regulamento aceda a https://www.coe.int/en/web/portal/raoul-wallenberg-prize​
O prazo para a apresentação de candidaturas para a 5.ª edição do Prémio Raoul Wallenberg termina a 31 de outubro de 2021.

_
Para mais informações consulte a página:
https://www.coe.int/en/web/portal/-/raoul-wallenberg-prize-2022-council-of-europe-launches-call-for-candidates

_
Informação sobre Instituto Raoul Wallenberg em Lund consulte
https://rwi.lu.se/

20 julho