A DRCAlg recebeu o certificado de Acreditação Erasmus no domínio da Educação de Adultos, para a Ação Chave 1 (KA120)
Na sua missão, na área da cultura, está a criação de condições de mediação e de acesso aos bens culturais, tendo esta direção atribuído aos seus Serviços Educativos e de Mediação Cultural a educação informal de adultos, através de atividades culturais, como visitas guiadas aos monumentos, a coleções ou a setores específicos dos monumentos, ateliês, oficinas, seminários temáticos e ainda pela produção de edições e instrumentos didáticos, destinados a passar conhecimento do património cultural ao maior número possível de pessoas.

A acreditação da DRCAlg, em fevereiro de 2023, na sequência de uma candidatura, vem permitir que os trabalhadores que desempenham funções nos seus monumentos possam desenvolver, melhorar e inovar as suas competências profissionais, tendo por base os três eixos da estratégia da Direção Regional definidos para este projeto, designadamente: Património Cultural (PC); Produção e Criação Artística e Cultural (PCAC); e Governança.

No eixo do PC, os objetivos centram-se na promoção da salvaguarda, valorização e dinamização deste património, de modo a estimular o hábito de visita aos monumentos, promovendo o conhecimento e a sua valorização. Relativamente à PCAC, a DRCAlg é responsável pelo programa de apoio à criação artística e cultural atribuído a atividades culturais, não profissionais.

Assegurar a continuidade do processo de modernização administrativa, reforçar procedimentos de boas práticas na comunicação e monitorizar o grau de satisfação dos visitantes são os objetivos do eixo relativo à Governança.

De acordo com os princípios orientadores tanto do Plano Estratégico de Internacionalização, como dos desafios Acreditação Erasmus+, foram definidos os seguintes objetivos: chegar ao maior número de públicos; aumentar a abrangência e a qualidade da função educativa; comunicar de forma acessível; quebrar barreiras intelectuais, sociais e físicas; recolher e adaptar boas práticas e impulsionar a transformação digital.

Assente nos pressupostos da Acreditação Erasmus+, a DRCAlg pretende desenvolver uma estratégia para a implementação de atividades de mobilidade, com elevados padrões de qualidade, tomando contacto e integrando boas práticas, que permitam aos técnicos que trabalham diretamente nos Serviços Educativos e de Mediação Cultural dos monumentos diversificar e alargar a função educativa informal, desenvolver novas atividades e comunicar de forma acessível com os seus públicos.

No âmbito da candidatura aprovada estão previstas 6 mobilidades, 4 em regime de job shadowing (observação e acompanhamento de boas práticas em contexto de trabalho) em entidades a selecionar e 2 na modalidade de frequência de cursos certificados. A cada mobilidade será atribuída uma bolsa para apoio às deslocações, alojamento, alimentação e transportes.

O Programa Erasmus+ é uma das histórias de sucesso mais notáveis da União Europeia. Baseia-se nas realizações de mais de 30 anos de programas europeus nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto, abrangendo tanto uma dimensão intraeuropeia como uma dimensão assente em parcerias internacionais. É com entusiasmo e orgulho que a DRCAlg passa a pertencer a esta grande família europeia.