Programa Erasmus + levou técnicos das Ruínas Romanas de Milreu a Zaragoza
Programa Erasmus + levou técnicos das Ruínas Romanas de Milreu a Zaragoza

No âmbito do Erasmus + no domínio da Educação de Adultos, para a Ação Chave 1 (KA120), o Técnico Superior, António Medeiros, e o Assistente Técnico, Paulo Amado, que integram a equipa das Ruínas Romanas de Milreu, estiveram de 28 de novembro a 2 de dezembro, em Espanha, no Ayuntamiento de Zaragoza, em regime de job shadowing (observação e acompanhamento de boas práticas em contexto de trabalho).

Integrados no serviço de cultura do Ayuntamento de Zaragoza, os técnicos em mobilidade participaram num vasto programa de aprendizagem e em várias atividades educativas inseridas na Rota de Caeseraugusta. Neste âmbito, participaram em visitas guiadas aos espaços museológicos integradas nesta Rota: Museu do Porto Fluvial, Museu do Fórum Romano, Museu das Termas e Museu do Teatro Romano e ainda o Museu Pablo Gargallo (escultor e ceramista).

Ao longo da semana, e de acordo com o espírito do programa Erasmus, tiveram várias reuniões de trabalho com os técnicos do Museu Rota Caeseraugusta, versando diferentes temáticas, nomeadamente: atividades didáticas, comunicação, acolhimento de públicos e acessibilidades. Realce para reunião sobre um projeto em curso, “Projeto Entre Luces. Espacio de integración en el Museo Pablo Gargallo”, inaugurado no dia 30 de novembro, aquando da estadia dos participantes, com uma sala táctil com réplicas de esculturas de Pablo Gargallo, realizadas por alunos do Centro San Valero, no âmbito do seu programa educativo. Esta pretende ser uma sala com acessibilidade universal, verdadeiramente integradora de todos os públicos que visitam o museu.

A semana encerrou com a atividade “Al Museo em família: el Duende Juguetón, no Museu Pablo Gargallo, inserido nas atividades para as famílias, com pais e crianças até aos 6 anos de idade. 

Relativamente às atividades em que estiveram inseridas, os participantes destacaram como mais positivo o espaço “Entre Luces. Espacio de integración en el Museo Pablo Gargallo”, onde o lema proposto é “La sala táctil del museo Pablo Gargallo donde está prohibido no tocar.”

 
Em Saragoça, visitaram também o Palácio de la Aljaferia (Palácio da Alegria), do Período Islâmico, classificado  Património Mundial da Humanidade e o Museu de Goya.

O Programa Erasmus+ é uma das histórias de sucesso mais notáveis da União Europeia. É com entusiasmo e orgulho que a DRCAlg passa a pertencer a esta grande família europeia.

Programa Erasmus + levou técnicos das Ruínas Romanas de Milreu a Zaragoza
Programa Erasmus + levou técnicos das Ruínas Romanas de Milreu a Zaragoza