Municípios de Lagos e Vila do Bispo Evocam Memória do Infante Dom Henrique
Municípios de Lagos e Vila do Bispo Evocam Memória do Infante Dom Henrique
Os municípios de Vila do Bispo e de Lagos celebram a memória do Infante Dom Henrique, principal organizador da epopeia dos Descobrimentos Portugueses, impulsionador da escola de conhecimento, navegação e globalização através do mar, no 464.º aniversário da sua morte em Sagres, a dia 13 de novembro de 1460.

O Infante Dom Henrique foi o terceiro filho do rei D. João I, nasceu no Porto a 4 de março de 1394 e faleceu no Algarve na Costa Vicentina, em 13 de novembro de 1460, sendo reconhecido como o grande impulsionador dos Descobrimentos Portugueses.

Em Sagres, na Fortaleza de Sagres, situa-se justamente o Centro Expositivo Multimédia alusivo aos Descobrimentos com financiamento de fundos europeus geridos no Programa Regional do Algarve. Um investimento global de 3.156.427 Euros, cofinanciado com 1.047.642 euros pelo CRESC Algarve 2020. 

Como é habitual, a região do Algarve assinala a memória do infante D. Henrique com iniciativas em Sagres e em Lagos.

O Município de Vila do Bispo, a Freguesia de Sagres, a Fortaleza de Sagres e a Paróquia de Sagres prepararam um programa que inclui um recital de acordeão e contrabaixo, uma missa, conforme desejo expresso no seu testamento, e a deposição de uma coroa de flores junto à sua estátua, na Vila de Sagres.

Assim, neste dia 13 de Novembro,  o programa inicia-se no Salão da Igreja Paroquial de Sagres pelas 15 horas, com um recital de Gonçalo Pescada (Acordeão, Bandoneon e Accordina) que conta com a participação especial do contrabaixista Bruno Vítor. 

Com vários prémios no currículo, Gonçalo Pescada foi o primeiro licenciado e doutorado em música (Acordeão) em Portugal. Bruno Vítor colabora regularmente na Orquestra do Algarve, tendo acompanhado artistas de renome internacional. 

Segue-se uma Missa de Sufrágio pela alma do Infante D. Henrique, pelas 15h45 na Igreja Paroquial de Sagres. O programa encerra com a deposição de uma coroa de flores junto à sua estátua pelas 16h30.

Por seu lado, o Município de Lagos a memória do Infante D. Henrique e da própria história de Lagos com a realização de várias atividades onde se destaca a apresentação da Ordenação Heráldica da Associação de Municípios Terras do Infante (Centro Cultural de Lagos, 11 horas) e homenagem com deposição de flores junto ao Monumento do Infante (18 horas), seguida de missa de sufrágio na Igreja de Santa Maria (18h30).

Ainda neste contexto, o Município de Lagos promove duas visitas guiadas no dia 16 de novembro, pelas 15 horas, intitulada "Viagem ao Tempo dos Descobrimentos" com Artur de Jesus (Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança) e no dia 17 de novembro, pelas 10 horas, denominada "Pelos Lugares do Infante no Centro Histórico de Lagos" com Rui Parreira (com partida no Museu de Lagos - Núcleo José Formosinho).
Municípios de Lagos e Vila do Bispo Evocam Memória do Infante Dom Henrique