DRCAlg no Projeto Magallanes_ICC
Na qualidade de parceira deste projeto de Cooperação Transfronteiriça, a Direção Regional de Cultura propôs-se a trabalhar no território dos Lugares de Globalização – concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves – para estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI.

O desenvolvimento do projeto dividiu-se entre duas componentes fundamentais e complementares para atingir os objetivos propostos: Investigação História e Ligação às Indústrias Culturais e Criativas.

A componente de investigação histórica do projeto ocupou-se essencialmente da produção e partilha de conhecimento ligado ao tema da participação algarvia no empreendimento da expansão marítima portuguesa dos séculos XV e XVI, bem como do respetivo enquadramento nos chamados Lugares de Globalização do barlavento algarvio. Para o efeito desenvolveram-se diversas ações de investigação e divulgação, das quais se podem destacar publicações, conferências e organização de bibliografia temática, pesquisável on-line.

Já a componente de Ligação às Indústrias Culturais e Criativas incidiu sobretudo na transferência deste conhecimento histórico, validado pela comunidade científica, para o sector cultural e criativo, apresentando-o, tal como ao património associado, como recursos criativos e de potencial económico de interesse para a criação de produtos inovadores, sustentáveis e identitários.

Esta transferência de conhecimento procura impulsionar a criação de uma oferta cultural inovadora, ligada ao tema da "participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI", no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Lagos, Monchique, Vila do Bispo, Aljezur e Silves), valorizando os recursos do seu património cultural.

Com este projeto a Direção Regional de Cultura do Algarve pretende contribuir para a produção de conhecimento científico ligado ao seu território e património histórico-cultural, mas também atrair um sector alargado das indústrias culturais e criativas que poderão vir a inspirar-se e utilizar estes conhecimentos no desenvolvimento das suas atividades, nomeadamente no campo das artes performativas, produção literária, artesanato ou artes visuais, entre outros.
Galeria