Oficinas Criativas
Aplicar Conceitos

As oficinas de design territorial foram espaços de reflexão criativa para capacitar os participantes na criação de novas ideias e conceitos materializáveis, que possam valorizar os territórios dos Lugares de Globalização com produtos ou serviços ligados à temática do empreendimento da expansão marítima algarvia dos séculos XV e XVI.

Nos termos do projeto, enquadram estes Lugares de Globalização cinco municípios do barlavento algarvio: Aljezur; Lagos; Monchique; Silves; Vila do Bispo. 


Sessões

Estas sessões deram continuidade aos temas tratados nas conferências do Ciclo de Conferências de História, a partir de uma diferente perspetiva de abordagem, utilizando o conhecimento histórico como potencial criativo. Desenvolveram-se em cada um dos cinco municípios e tiveram como propósito trabalhar esses mesmos temas, recorrendo a técnicas de design territorial para estimular a geração de ideias a aplicar na criação e/ou no desenvolvimento de produtos ou serviços no âmbito das Indústrias Culturais e Criativas, valorizando a identidade local e o território como um todo, tornando-o mais atrativo e interessante, quer para residentes quer para visitantes.

A articulação entre o ciclo de conferências históricas e as oficinas de design territorial permitiu igualmente demonstrar como a divulgação do conhecimento científico, neste caso o conhecimento histórico, pode ser uma base sólida para o florescimento destas ideias e ponto de partida para oportunidades de negócio no setor cultural e criativo.

Utilizaram-se ferramentas de design e sessões conjuntas para estimular tanto a produção coletiva como a perceção das valências nos lugares de ação do projeto.