Ligação às ICC
Ligação às Indústrias Culturais e Criativas

As atividades da Direção Regional de Cultura do Algarve assumiram como objetivo demonstrar como a divulgação do conhecimento histórico pode ser uma base sólida para o florescimento de ideias inovadoras e pontos de partida para oportunidades de negócio no setor cultural e criativo. Para alcançar esse objetivo, apostou-se na comunicação e divulgação direcionada para esse setor de alguns dos principais, ou mais interessantes, resultados de investigação histórica realizada sobre o tema em estudo.


Indústrias Culturais e Criativas

As Indústrias Culturais e Criativas (ICC) referem-se a um setor económico que engloba atividades relativas à produção, distribuição e consumo de bens e serviços culturais ou ditos criativos. Essas indústrias desempenham um papel crucial na geração de empregos, na promoção da diversidade cultural e na contribuição para o desenvolvimento económico.

O termo "indústrias culturais" é geralmente associado à produção e distribuição de produtos culturais, como a música, o cinema, a televisão, a literatura, as artes visuais, o design, entre outros. Estando esta lista em constante crescimento, com o surgimento constante de novas atividades profissionais como os chamados “new media” ou, por exemplo a criação digital de conteúdos. Assim, o termo "indústrias criativas" refere-se a atividades que têm a criatividade como elemento central, abrangendo áreas como design, publicidade, arquitetura, moda, software, jogos digitais e outras formas de expressão artística e inovação. De realçar a importância económica destas atividades. A criatividade e a cultura não são apenas expressões artísticas, mas também impulsionadores significativos do crescimento económico e da inovação.

Através da ligação da investigação histórica às Indústrias Culturais e Criativas, a Direção Regional de Cultura contribuiu para responder ao desafio global do projeto Magallanes_ICC – estabelecer uma rede de cooperação transfronteiriça para criar um centro de empreendimento de indústrias culturais e criativas que apresente um ecossistema empreendedor e permita impulsionar a criação e difusão de uma oferta cultural inovadora para a Eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia.

Neste âmbito destaca-se o Ciclo de Conferências de História, que constituiu a base para o desenvolvimento das sessões de Design Territorial.