No âmbito do projeto Magallanes_ICC (Indústrias Culturais e Criativas), teve lugar um 2º workshop sobre «A História do Algarve e a Primeira Globalização – Estado da Questão». Este 2º workshop decorreu on-line no dia 31 de março de 2022, sob a coordenação de Rui Manuel Loureiro, que é responsável pela componente de Investigação Histórica do projeto Magallanes_ICC.
O encontro contou com a participação de oito especialistas em História do Algarve / Primeira Globalização, ou seja, historiadores que têm centrado as suas investigações no período compreendido entre os séculos XV e XVI, mas que simultaneamente têm prestado especial atenção ao Algarve no âmbito deste contexto histórico. A cada especialista foi solicitado que centrasse a sua intervenção numa dada temática, procurando fazer um balanço historiográfico, através de uma análise do ‘estado da questão’: por um lado, analisar o que tem sido investigado em determinada área ou temática, depois, sistematizar os principais resultados alcançados, e finalmente, avançar com hipóteses de pesquisa ainda em aberto, que poderão propiciar futuros desenvolvimentos.
Este segundo workshop permitiu aprofundar os resultados já alcançados na primeira reunião de especialistas, que ocorreu em novembro de 2021, concluindo um primeiro balanço crítico do «estado da questão», no que toca às investigações sobre a História do Algarve e as suas conexões com o período da chamada Primeira Globalização.
Workshop “A História do Algarve e a primeira globalização – Estado da questão” (Sessão da Manhã)
Workshop “A História do Algarve e a primeira globalização – Estado da questão” (Sessão da Tarde)
Os resultados desta sessão de trabalho deram origem à publicação O Algarve na Primeira Globalização. Coletânea de Estudos