5. Publicações
O desenvolvimento da componente de investigação histórica do projeto Magallanes_ICC gerou a produção de quatro publicações distintas, que pretendem colocar ao alcance de um público mais geral materiais relacionados com a época de Fernão de Magalhães, e mais especificamente com o Algarve e o papel desempenhado por este território português na Primeira Globalização.

Em primeiro lugar, publicam-se em nova edição as duas mais importantes descrições quinhentistas do Algarve, numa leitura modernizada e com um conjunto de anotações e de textos introdutórios:

  • Relação da Jornada d’El rei D. Sebastião quando partiu da cidade de Évora (1573), pelo cronista João Cascão, que acompanhou o monarca português nesta digressão pelas regiões mais meridionais de Portugal, e cujo manuscrito se encontra nos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo.
  •  Frei João de São José. Corografia do Reino do Algarve (1577),  a mais exaustiva descrição do Algarve quinhentista, cujo manuscrito se encontra na Biblioteca Nacional de Portugal.

Em segundo lugar, publica-se um volume sobre O Algarve na Primeira Globalização – Coletânea de Estudos,  que resulta das contribuições de diversos historiadores para as oficinas de trabalho organizadas no  âmbito do projeto Magallanes_ICC.       

Por fim, publica-se também o Roteiro histórico do Barlavento Algarvio (séculos XV e XVI), dedicado aos cinco municípios do Algarve que são abrangidos pelo projeto, e que pretende reunir um conjunto prático de informações textos e iconográficas sobre os vestígios patrimoniais e sobre os recursos museológicos hoje em dia disponíveis a respeito da História do Algarve durante o período da Primeira Globalização.
Galeria